Blog

8 defeitos de uma pessoa que a afastam de Deus

26/01/2023 | Categoria: Cidadania, Evangelho, Família

“Então, o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo” (Êxodo 32:14)

Antropopatia, “atribuir a Deus sentimentos humanos”.

“Arrependimento” vem da raiz da palavra hebraicas “naham”. Dependendo do contexto, pode significar: Mudança de ideia, de atitude, de decisão ou compaixão.

Repare que Deus ainda não havia feito nada ao povo para se arrepender. Isso não significa que o comportamento humano ocasionou uma mudança em DEUS. DEUS reage às nossas ações. Na desobediência de uma forma, na obediência de outra. A mudança não ocorre em Deus, mas no resultado da relação nossa com DEUS. Nessa situação “arrepender-se” significa, “mudar de decisão” e “ter compaixão”. A atitude de DEUS para com o pecado é sempre a ira, mas a sua atitude para com aqueles que o invocam é sempre de misericórdia. Antes de Mosheh orar, o povo estavas sob o juízo de Deus, porém, a intercessão de Mosheh pelo povo de Israel levou-os a ficar sob a misericórdia de DEUS. DEUS não seguiu adiante com sua decisão de destruir o povo por causa da intercessão de Mosheh a favor do povo.

Só quem pode te impedir de ter intimidade com DEUS é você mesmo.

Quando desejamos nos aproximar de Deus, nada nem ninguém pode impedir!

Vamos agora meditar sobre 8 defeitos de uma pessoa que a afastam de Deus:

01 – Preguiça: “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado, assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado” ((Provérbios 6:9-11). Deus é um Deus de ação, e por isso Ele se alegra quando damos passos de fé e agimos. A preguiça prejudica nos aspectos pessoal, financeiro e espiritual.

Se esforce, separe tempo para orar e ler, você vai se sentir mais forte e mais perto de Deus.

02 – Fofoca: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade” (Efésios 4:29, 2 Timóteo 2:16). A fofoca é falar sobre aspectos da vida alguém com o intuito de denegrir, rebaixar, humilhar. Isso pode causar discórdia, desunião, etc., e por isso é um pecado perante Deus. Deus conhece a intenção do nosso coração, e se queremos realmente ajudar.

03 – Inveja: “invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5:21). A inveja é uma das obras da carne. Inveja é desgosto provocado pela felicidade do outro. Para combater a inveja em nós, usamos o contentamento. “Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade” (Filipenses 4:12). Dar graças não é não querer melhorar, mas glorificar, mesmo que as coisas não sejam do seu jeito. “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas” (Habacuque 3:17-18).

04 – Egoísmo: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39) O mundo não gira à sua volta. Se sim, você está sendo egoísta. O oposto de egocentrismo é altruísmo, e Jesus é o maior exemplo altruísta que já existiu. Devemos amar os outros como a nós mesmos e a considerar os outros superiores a nós. “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros” (Filipenses 2:3-4).

05 – Ganância: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Timóteo 6:10).

O dinheiro é neutro. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. “Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Lucas 16:13). Ame a Deus acima de todas as coisas e não deixe o dinheiro controlar a sua vida.

06 – Ira: A ira não é um pecado. A Bíblia diz que é possível nos irarmos sem pecar. “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4:26). Um momento de descontrole e será o suficiente para destruir vidas.

A Palavra de Deus manda que sejamos pacificadores e mansos com as pessoas. “Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda mansidão para com todos os homens” (Tito 3:2).

07 – Imoralidade sexual: O nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Estamos pecando contra o próprio corpo. Profanando a moradia do Espírito Santo.” Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6:18-19). Tenha domínio próprio. “Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” (Provérbios 25:28).

08 – Idolatria: Muitas pessoas não entendem o conceito. Idolatria é tornar alguma coisa ou pessoa mais importante que DEUS. Muitos colocam sua confiança na estabilidade financeira, família, etc. “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Será que há algum desses faz parte da sua vida? Ore e peça a Deus para sondar o seu coração, pois Ele te conhece e quer estar bem perto de você.

Peça discernimento, sabedoria, humildade, perdão e BUSQUE INTIMIDADE COM DEUS.

O Pai está de braços abertos para te receber, te ouvir e atender suas orações.

Presbo. : Robson Brás Ovídio

Veja também

26/01/2023

O Alvo

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim” (Filipenses 3:13) Muitos têm usado […]

Continue lendo
27/04/2023

Exposição – Salmo 62

SALMO ESCRITO POR DAVI É provável que esse salmo tenha sido escrito na revolta de Absalão a caça de Davi. Os rebeldes procuravam derrubar Davi como se fosse uma parede pendida. O objetivo era derruba-lo de sua […]

Continue lendo

Contato:

Rua Major José Inácio, 2465 - Centro
São Carlos - SP
CEP: 13560-161

Redes sociais: