Blog

Exposição – Salmo 62

27/04/2023 | Categoria: Salmos

SALMO ESCRITO POR DAVI

É provável que esse salmo tenha sido escrito na revolta de Absalão a caça de Davi. Os rebeldes
procuravam derrubar Davi como se fosse uma parede pendida. O objetivo era derruba-lo de sua
dignidade, isto é, de seu trono. Fingindo lealdade, tramavam contra ele. O rei Davi pede a seus
fiéis que confiem totalmente em Deus.

1- Davi descreve que nos versículos 1 e 5 eles trazem a mesma mensagem, no versículo 1 o salmista afirma que
sua alma descanse em Deus, e depois no verso 05 ele ordena a sua alma que descanse em Deus.
3-  No verso 3 o salmista explica como ele se encontra nessa ocasião, ele mostra um exemplo o que ele esta
passando, imagine um muro fora de prumo e uma cerca prestes a cair, ele usa essas figuras como exemplo para
mostrar o que ele está com pouca estabilidade.
4-  O verso 04 nos mostra que esta acontecendo mentiras em relação a ele, calunias, as lisonjas, ( Diante das
pessoas você fala bem, mas no seu íntimo deseja o destrui-lo). Você deseja que a pessoa vá de mal a pior.
(Falsidade) .Falavam mentiras por de trás de Davi. (Mentiroso é do diabo).

(João 8.44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o
princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que
lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

2- No verso 02 ele termina da seguinte maneira: não serei muito abalado. Ainda que eu seja abalado e uma
cerca prestes a cair.

OBS: Na primeira parte (1 ao 4) ele demostra como ele se encontra, frágil, como um muro fora de prumo e uma
cerca caindo.

5- No verso 05 ele fala que ele mesmo, Davi precisa de algo que de conforto a ele, e conversa com sua alma, ele
traz a sua alma para um aconselhamento, ele lembra das promessas de Deus, do caráter de Deus, o quanto Deus
é confiável, pactual, um Deus que nunca nos abandona. Ele sabe que só em Deus a esperança e salvação.

6- NO verso 6 ele qualifica Deus, fala do caráter de Deus, ele fala que Deus é sua rocha, refugio, torre alta e não
serei abalado, onde eu estarei seguro, onde nós estaremos seguro, onde a igreja esta segura, a igreja esta segura
e firmada em JESUS CRISTO FILHO DE DEUS. Ele é a nossa rocha.

7,8- Nos Versículos 07 e 08 Davi traz a sua experiencia pessoal, para instruir seu povo, sua congregação, com
base em sua experiência ele fala, confie em Deus em todos os momentos, derrame diante dele o seu coração, sua
alma, ele é o nosso refúgio.

Aplicando isso em nossas vidas muitas vezes nos encontramos prestes a cair, nossas forças já se acabaram, seja
em qualquer área das nossas vidas, é como se tudo estivesse acabado, mas confie em Deus, ele é o nosso refugio
9,10- Não confie nas sua riquezas, não confie em seus bens, bens materiais, porque tudo isso é vaidade,
“vaidade de vaidade, tudo é vaidade” significa o caráter inútil e vão, foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é
vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

Não colocais nessas coisas o seu coração, é por isso que permanecemos de pé, porque confiamos no Senhor.
Confiai no Senhor.

11,12-  Aqui Davi comenta , Dele vem a Graça e o poder, mesmo que ele esteja passando por afrontas, pessoas
mentindo contra sua pessoa, querendo tira-lo do seu trono, passando por aflições, tudo isso ele coloca diante do
Senhor, porque ele é rocha, e tem certeza, segurança que DEUS vai defender a sua honra, e que Deus irá julgar
seus inimigos.

Conclusão:
Devemos estar firmado na rocha, JESUS CRISTO FILHO DE DEUS.

Mateus 7: 24-25

24 Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um
homem sábio que construiu a sua casa na rocha.

25 Caiu a chuva, vieram as enchentes,
e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido
construída na rocha.

 

 

Veja também

26/01/2023

8 defeitos de uma pessoa que a afastam de Deus

“Então, o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo” (Êxodo 32:14) Antropopatia, “atribuir a Deus sentimentos humanos”. “Arrependimento” vem da raiz da palavra hebraicas “naham”. Dependendo do contexto, pode significar: Mudança […]

Continue lendo
26/01/2023

O Alvo

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim” (Filipenses 3:13) Muitos têm usado […]

Continue lendo

Contato:

Rua Major José Inácio, 2465 - Centro
São Carlos - SP
CEP: 13560-161

Redes sociais: