Blog

O Alvo

26/01/2023 | Categoria: Evangelho

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim” (Filipenses 3:13)

Muitos têm usado esta palavra como tema motivacional e devemos ter muito cuidado com isso. Pois a nossa motivação deve vir de DEUS por sua essência e não pelo que ele nos oferece. Esta epístola foi escrita por volta de 61 ou 62 d.C. Ela tem dupla gratidão:

1- DEUS completando obra de salvação

2- Agradecer a solidariedade na prisão

Paulo instrui acerca de pontos importantes: A perseguição (1.27-30), os falsos ensinos (3.2-21), os conflitos dentro da igreja (1.27-2.18).

Naquele período, as igrejas estavam sendo perturbadas por pessoas que dizem ter alcançado a perfeição. Elas não achavam que Cristo era suficiente, e se apegavam aos ritos judaizantes. Paulo almejava a perfeição de confiar e se entregar em consagração e não o título de ser perfeito.

Mas Paulo diz que quanto a ele, não julga haver alcançado tal perfeição.

“Uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim” (Filipenses 3:13) Vamos tomar como exemplo um arqueiro. O arqueiro não se distrai, sua atenção está focada. Ele não permite desvios. O bom arqueiro não olha para trás, o sucesso de ontem não garante vitória hoje. Lembre-se da mulher de Ló, estátua de sal (Lucas 17.32). Paulo, buscava se esquecer dos seus méritos do passado e, como ele fazia isso? Paulo não fica preso no passado, prossegue avançando. Temos que ter foco e as habilidade de um arqueiro.

Prosseguir para o alvo… (Filipenses 3:14)
O que significa este alvo do qual Paulo está falando aqui? O alvo do arqueiro fica distante, e quando o via, se sentia mais encorajado para acertar. Não tirava os olhos dele de forma alguma. É atraído por ele.

O alvo é Cristo (Filipenses 3: 8,12). Temos que focar nas escrituras e focar no nosso alvo, que é Cristo.

O prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo (Filipenses 3:14)

O que é o prêmio da soberana vocação? O prêmio é entregue após a vitória, a vocação acontece na nossa conversão. Deus nos vocacionou, ou seja, Ele nos chamou. Sem Ele não teria prêmio. Mas qual a diferença real entre alvo e prêmio?

O alvo prende nossa atenção durante a vida, nos guia no caminho, o alvo é Cristo.

O prêmio  é o que teremos na glória. Temos um alvo aqui e um prêmio no céu!

Conclusão:

Se não está acertando o alvo mude as atitudes, não se vitimize, foque no que você tem controle, tenha auto responsabilidade. É mais fácil reclamar do que fazer.

Lembre-se que o seu prêmio é o Céu, as bênçãos da vida eterna, a companhia de Cristo.

Tendo tudo isso em mente, devemos, apesar de todas as aflições desta vida, prosseguir para o alvo, sem jamais desviar.

Arqueiros, mirem sempre em Jesus Cristo.

DEUS abençoe a todos.

Presbo. : Robson Brás Ovídio

Veja também

26/01/2023

8 defeitos de uma pessoa que a afastam de Deus

“Então, o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo” (Êxodo 32:14) Antropopatia, “atribuir a Deus sentimentos humanos”. “Arrependimento” vem da raiz da palavra hebraicas “naham”. Dependendo do contexto, pode significar: Mudança […]

Continue lendo
27/04/2023

Exposição – Salmo 62

SALMO ESCRITO POR DAVI É provável que esse salmo tenha sido escrito na revolta de Absalão a caça de Davi. Os rebeldes procuravam derrubar Davi como se fosse uma parede pendida. O objetivo era derruba-lo de sua […]

Continue lendo

Contato:

Rua Major José Inácio, 2465 - Centro
São Carlos - SP
CEP: 13560-161

Redes sociais: